terça-feira, 21 de novembro de 2017

Os políticos contra o Brasil

DIÁRIO DE UM CIDADÃO

OS POLÍTICOS CONTRA O BRASIL

21.11.2017

Resultado de imagem para barco a velaTomei conhecimento de política ainda bem novo, quando em 1954 minha mãe me puxou pelo braço enquanto eu ouvia na Praça da Piedade um auto falante  anunciando a morte de Getúlio Vargas, e ela me explicou que ele era o presidente. Lembro-me também de ler uma revista da época (o Cruzeiro), que relatava o atentado contra Carlos Lacerda, então ferrenho opositor a Getúlio, este suspeito de ser o mandante do atentado. Também estão na lembrança algumas campanhas políticas,  as ruas coalhadas de santinhos, e as conversas de compra de votos que jamais deram em processo algum.
Já na faculdade, fazendo administração junto à Piedade, envolvi-me na política estudantil, fui eleito vice presidente do Diretório e depois presidente, mas sempre discursando contra as injustiças sociais, para onde não víamos o governo voltar os olhos para minorar os seus trágicos efeitos para os mais necessitados. Uma das primeiras lutas da época foi contra o acordo MEC-USAID que eliminou um ano de estudo do primeiro grau (primário e ginásio), impôs o modelo norte-americano de ensino às universidades brasileiras, tendo em vista que o ensino superior deveria ter um papel estratégico. Está provado, no entanto, que o ensino básico é que é a verdadeira alavanca cultural de um país. Revoltava-nos contra a submissão cultural. O governo aceitou e implantou. Como estávamos na ditadura e não havia oposição dos políticos profissionais (alguns amordaçados e outros comprados), só restava à política estudantil fazer as vezes da oposição. O povo em geral e os estudantes daquela década de 60 ainda acreditavam nas vias políticas para resolver os problemas do Brasil.
Nessa época alguns políticos se destacavam como oposição em âmbito nacional, destacando-se Fernando Henrique Cardoso que voltou do exílio em 1968 e coordenou a plataforma eleitoral do MDB. Dez anos depois Lula aparecia e também suscitou alguma confiança e esperança no eleitorado.
A desconfiança com os políticos brasileiros não é fato novo. A história registra corrupção desde a chegada de D.João VI ao Brasil, quando noticiou-se a cobrança de 17% de propina para que os processos se movimentassem. Nessa época de Lava-Jato estamos vendo escancarado o ventre do que existe de pior na roubalheira do meio político. Nunca pensei de ver político algum ser preso, e agora estamos vendo dezenas na cadeia e processados. As consequências do roubo descarado dos políticos que nos assaltam vê-se na destruição da assistência à saúde, na segurança, na educação. Hoje meus olhos marejaram assistindo um relato em que uma criança desmaiou de fome na escola, assaltada pela administração municipal no serviço de merenda escolar.
Nós brasileiros estamos convictos de que essa raça estranha de políticos trabalha contra o Brasil. Os brasileiros estão tendo NOJO dessa cambada que em vez de trabalhar para nós, trabalha contra, extorquindo da sociedade altos salários, sem fazer jus a um centavo sequer, facilitando os discursos de quem torce pela intervenção militar; “vade retro satanás”.

WILTON OLIVEIRA

Um comentário:

Viagens de um aquariano disse...

Comentário de Fernandinho do Apipema: Políticos, contra o Brasil, fica muito genérico.
Que tal dar nome aos bois?