terça-feira, 18 de setembro de 2018

Manifesto por uma paz eleitoral


DIÁRIO DE UM CIDADÃO

Manifesto por uma paz eleitoral
18.09.2018

Resultado de imagem para barco a velaUma jornalista da Folha de São Paulo cunhou uma frase que pergunta: “Contra quem você vai votar no Brasil nessa atual campanha eleitoral?”, questão que infelizmente espelha a onda radicalista de direita que toma conta do mundo, hajam vistas as últimas eleições na França e Estados Unidos, e as manifestações nazifascistas em outras partes da Europa.
Uma outra pergunta se impõe: o povo brasileiro deseja e aplaude a paz e o desenvolvimento, ou o clima raivoso e de intranquilidade que grupos belicistas radicais tentam estabelecer no meio de nosso povo ordeiro e pacífico?
Pergunte ao povo simples e assalariado, o povo trabalhador e ordeiro, os pais e mães de famílias que lutam pela sua sobrevivência, nas lojas, fábricas, nos campos, como autônomos, camelôs e comerciantes das calçadas e pontas de ruas, o que mais desejam para si e suas famílias que em casa esperam o alimento necessário;  quem irão apoiar para presidente, se alguém que destila ódio ou quem prega ideias pacíficas para o desenvolvimento sustentável de um povo que atualmente sofre com a falta de saúde, que vê doze milhões de desempregados concorrendo com ele por um emprego, que vê a roubalheira, a corrupção e a incoerência de quase que a totalidade dos políticos. Iremos resolver os nossos problemas com as armas letais ou com estratégia, planejamento, inovação e tecnologia?  
Nunca vivi uma eleição tão singular como essa, onde o diferencial para as demais é o ambiente bastante excêntrico em que, parafraseando a capa da última edição de Exame: “Geraldo Alckmin quer ser charmoso, Ciro Gomes quer parecer calmo, Marina Silva quer ser compreensível, Jair Bolsonaro quer parecer razoável e Fernando Haddad quer ser ... Lula.
Não posso compreender que alguém que recebeu uma facada e encontra-se hospitalizado, encontre ânimo para tirar uma foto imitando o porte de uma arma de fogo. Tem que ser alguém que é um apologista da violência, para nos agredir desse jeito, ou contestar a lisura dos pleitos pelo sistema das urnas eletrônicas, como se em toda a sua vida de político e a de seus filhos não tivesse vivido sob a égide desse sistema.
A forma de combatermos essas discrepâncias é através do nosso voto, e não só aos candidatos a presidente e governador, mas também e não menos importantes, aos legisladores, deputados estaduais, federais e senadores, a quem espero vocês deem o voto a candidatos de primeira legislatura. Só assim propiciaremos uma verdadeira renovação na súcia existente nessas casas legislativas.
WILTON OLIVEIRA
odisseiasentimental.blogspot.com.br

Um comentário:

Viagens de um aquariano disse...

Maria Esther
ter, 18 de set 17:40 (Há 17 horas)
para eu


Traduzir mensagem
Desativar para: português
Muito bom.
Abraço.