quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Divagações sobre os nossos sofrimentos

DIÁRIO DE UM CIDADÃO

Divagações sobre os nossos sofrimentos
07.09.2017

Resultado de imagem para barco a velaQuando eu era criança meu pai deu a mim e a minha irmã uma coleção denominada Tesouro da Juventude, que para nós, efetivamente era uma maravilha de distração. Eram vários livros, e cada um era dividido em seções entre as quais me lembro de Contos da Carochinha, e uma especialmente que era o Livro dos Porquês, onde achávamos respostas para um monte de indagações como “porque tem maré alta e baixa”, porque os ventos sopram”, e outras tantas que povoam o universo de uma criança.
Não me recordo, entretanto, de ter visto nada relacionado com o título dessa nossa postagem, e de um artigo de Dom Murilo Krieger no jornal A Tarde, edição de 03.09.2017, intitulado “Uma dor sem limites”.
Já li e ouvi muitas divagações sobre o tema do sofrimento, começando por uma que afirmava que o sofrimento faz parte da purificação do espírito, ideia que nunca absorvi, e que ainda acho absurda. Outras diziam que era a vontade de Deus, que também nunca entendi. Sempre aceitei a ideia de que boa parte do sofrimento humano é consequência de suas próprias escolhas e atos.
Dom Murilo começa perguntando o que a fé nos ensina sobre o sofrimento? Ele continua afirmando que Deus não quer o sofrimento de ninguém, e que seria um absurdo dizer que o que aconteceu (refere-se ao desastre da lancha de Mar Grande) é vontade de Deus., porque Deus é amor. Ele continua, perguntando, “onde encontrar uma explicação para tamanho sofrimento?” Aqui ele enumera algumas causas de sofrimentos:
·         Sofrimentos causados pela natureza. Pouca coisa podemos fazer, embora em muitos casos o homem contribua;
·         Sofrimentos que nascem de descuidos. Uma criança que se queima por não prestarmos atenção;
·         Sofrimentos que nascem do coração humano, que premeditadamente quer fazer o outro sofrer ou morrer, e faz;
·         Sofrimentos que nascem de omissões ou irresponsabilidades.
Cada erro que cometemos na nossa vida, deveria ser uma lição a aprender, uma topada ou etapa que poderemos evitar ou minorar para o futuro. Deus não pode ser a fonte de nossos sofrimentos; procuremos a sua origem e peçamos a ajuda desse mesmo Deus.

WILTON OLIVEIRA

Nenhum comentário: