segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Como conquistar o eleitor

DIÁRIO DE UM CIDADÃO

Como conquistar o eleitor
22.11.2016

Resultado de imagem para barcos a velaA vaidade e a ânsia em angariar recursos para o aumento de seus patrimônios, para a próxima campanha eleitoral e visando a multiplicação de poder político, praticamente são os únicos vetores a impulsionar a campanha de senadores, deputados e vereadores. Pelo menos essa é a opinião de grande parte dos eleitores, já tão decepcionados e desiludidos.
Durante mais de trinta anos convivi com uma comunidade aqui em Salvador, e em muitas oportunidades fui procurado por políticos para serem apresentados à Associação dos Moradores, e daí pedirem pelos votos dos cerca de 4.000 eleitores. Quando passava a eleição, o candidato sumia e tentava fazer a mesma coisa na próxima, quando alguns aproveitadores condicionavam o apoio ao fornecimento de vantagens, principalmente materiais de construção. De tanto se repetir, esse processo ficou desmoralizado e oneroso para os candidatos..
Pela minha experiência pessoal aqui em Salvador, o conselho que eu daria aos candidatos é um só: Fidelidade ao eleitorado, que é muito mais efetivo principalmente em um sistema de voto distrital.
Qualquer candidato hoje se apresentando a uma comunidade faz papel de palhaço, pois raríssimos são os que atribuem às suas promessas e afirmações, qualquer veracidade.
Senhores políticos de bons propósitos (ainda existem?), comecem a batalhar pelo voto distrital, que é o único instrumento eficiente para salvar os seus mandatos, pois, na situação atual, nós eleitores estamos cheios de vocês, e não lhes atribuímos qualquer credibilidade. Aparecer nas redes sociais é bom, mas se não vier acompanhado de resultados práticos, isso até pode prejudicar a imagem.
Aqueles políticos que ainda cultivam a confiança em suas bases ainda se salvam, porém, em função da extensão geográfica que têm que percorrer (principalmente deputados), a tarefa de conquista é um esforço hercúleo (sem falar nos custos). Aliás, conquistar às vezes é até fácil, dificílimo é manter.


WILTON OLIVEIRA

Nenhum comentário: