terça-feira, 29 de agosto de 2017

Saudades do Dois de Julho

DIÁRIO DE UM CIDADÃO


SAUDADES DO DOIS DE JULHO

10.07.2016

Resultado de imagem para barco a velaDesde muitos anos acostumei-me a acompanhar o desfile da festa da independência da Bahia, que eu admirava pelas várias manifestações culturais que vinham dos inúmeros rincões do nosso estado, encantando a todos nós, pois representavam os diversos ritmos, cores, sons e imagens da nossa Bahia. Lembro-me de um grupo que usava enxadas para extrair o som e a cadência da sua apresentação, como também cavaleiros, grupos escolares e até grupos de índios. Muitas eram as fanfarras do interior, com seus maestros e porta-bandeiras orgulhosos.
O desfile era um espetáculo encantador. Eu iniciava o meu acompanhamento no Largo da Lapinha, onde muitas vezes a presidente do IGHB discursava, ressaltando o valor histórico da independência da Bahia, que muitos consideram a verdadeira data da independência do Brasil. Após esta cerimônia iniciava-se o desfile, com as autoridades estaduais e municipais na frente. Eu acompanhava até a igreja do Carmo, onde me sentava nas escadarias junto a um menino com isopor de cerveja, quando então apreciava o restante do desfile.
Há dois anos deixei de participar, pelo excesso de manifestações políticas, e ausência das manifestações populares mais autênticas. Agora só vemos grupos e facções partidárias, sindicatos diversos e outras manifestações sociais sem expressão, e pior, desfigurando uma bela festa .
É uma pena, mas o desfile do Dois de Julho deixou de comemorar os nossos atos de heroísmo na independência, para ser um ato de pedir votos para políticos que hoje em dia não mais merecem o nosso respeito.


WILTON OLIVEIRA

Nenhum comentário: